Atendimento: Seg - Sex: 7h - 21h
contato@kinexfisioterapia.com.br
+55 11 97187-1223 |11 98212-1934

NOTÍCIAS

Boa forma, vida saudável, curiosidades, esportes, atletas e muito mais!

O que é Recovery?

Após um longo treinamento ou competição os músculos precisam se recuperar.

Recovery ou recuperação é uma modalidade muito utilizada pelos atletas de elite e por atletas amadores competitivos. Tem a função de recuperar o esportista o mais rápido possível para que ele esteja pronto para o próximo treino ou competição.

Após um exercício físico intenso, sofremos um evento conhecido como “dor muscular de início tardio” (DMIT ou a sigla em inglês DOMS para Delayed Onset Muscle Soreness). Essa dor ocorre porque o tecido muscular sofre microlesões em sua estrutura. O sintoma pode aparecer entre as primeiras 8 a 24 horas após o exercício, com pico de até 48 horas, e pode perdurar entre 3-5 dias, de forma mais amena, dependendo da intensidade do exercício realizado.

Atualmente existem algumas modalidades que auxiliam nesse processo de reparação e consequentemente na diminuição dos sintomas:

  • Crioimersão – imersão em banheiro gelada (8-10 graus): por 10 minutos.
  • Compressão – a compressão do tecido muscular resfriado ou não, realizada de forma pneumática por aparelho específico.
  • Liberação miofascial – massagem do tecido conjuntivo que recobre o músculo.
  • Laser –  irradiação de laser tipo led vem sendo objeto de estudos científicos atuais.
  • Repouso – durante o sono são secretados hormônios que auxiliam muito na reparação tecidual.

Após um bom descanso, uma alimentação saudável e uma sessão de recovery, o atleta está pronto para mais um treino. Os profissionais da Kinex Fisioterapia recomenda a realização de sessões frequentes e preventivas de recovery para a manutenção da saúde do tecido muscular.

Mais informações procure um fisioterapeuta Kinex, ele saberá aconselhar qual tratamento terá mais resultados para uma recuperação muscular rápida.

1 Resposta

Deixe um comentário