Nem tudo o que dói dá resultado
Sabe aquela sensação de dor ou desconforto no dia seguinte ao treino? Essa reação tem nome: dor muscular de início tardio (DMIT). Para muitas pessoas, se doeu é porque funcionou. Daí vem a expressão “No pain, No gain”, “sem dor, sem ganho”.
Geralmente a DMIT aparece quando o indivíduo retorna ao treino após um período de descanso, quando ocorre mudança do estímulo do treino (carga, volume, movimentos diferentes), e também quando o indivíduo não possui o hábito de praticar execícios regularmente e realiza uma atividade muscular intensa que gera uma tensão muscular a qual não está acostumado. Além da dor, outro sintoma facilmente relatado é a sensação de “musculatura presa”, o que dificulta a realização dos movimentos desejados.
A DMIT é o resultado de lesões microscópicas das fibras musculares após a sobrecarga de exercícios excêntricos, nos quais as fibras musculares são alongadas à medida que forças são aplicadas a elas. Por exemplo, o movimento de descida no agachamento, do stiff, da flexão de braço e corrida em descidas.
Geralmente a DMIT, que também é conhecida no meio esportivo como DOMS (Delayed onset muscle soreness), não se manifesta em até aproximadamente 8 horas após o exercício, mas vai aumentando a intensidade nas primeiras 24 horas e alcançando o pico de intensidade entre 24 e 72 horas. Esse período varia de pessoa para pessoa e também varia de acordo com o tipo e intensidade do exercício realizado. Vale a máxima: quanto melhor o condicionamento do indivíduo e orientação profissional, menor a incidência de dor muscular.
Caso os sintomas não apresentem diminuição em torno de sete dias ou até mesmo, ocorra uma acentuação do desconforto, indica-se procurar um especialista para avaliar o problema e indicar um tratamento.
Equilíbrio
Essa é a palavra-chave para evitar a ocorrência da DOMS. Ir além de seu limite físico pode causar danos. Se você está começando a praticar um esporte ou iniciando seu treino de musculação na academia, vá com calma. Respeite seus limites e também o tempo de descanso dos músculos, que pode ser indicado pelo seu personal ou professor. A dor muscular tardia não pode ser vista como resultado positivo, ainda mais se for prolongada e limitar movimentos simples.