Mudar o estilo de vida pode te ajudar muito!
Sabe aquele desconforto lombar que costuma aparecer quando você fica muito tempo sentado? Ou então quando dorme de mau jeito? Você pode estar com lombalgia. Mas calma, ela não é uma doença e sim um tipo de dor que atinge as margens costais ou pregas glúteas inferiores e pode ter diversas origens.
Para se ter uma ideia, a dor lombar é uma das principais causas de incapacidade e absenteísmos em adultos nas sociedades industrializadas, além de gerar um grande custo econômico e social.
Existem vários fatores que aumentam as chances de dor lombar e o estilo de vida influencia bastante. Ficar muito tempo sentado, ter um condicionamento físico fraco, ficar com o tronco flexionado muito tempo ou as elevações de forma inadequada podem ser um desses fatores, que são agravados pelo estresse e falta de sono.
Tipos de Dores – A lombalgia é classificada em três grupos: dor lombar não específica, dor lombar com compressão de raiz nervosa e dor lombar por doenças graves da coluna vertebral.
70% da dor lombar não específica estão relacionadas à dor mecânica e de origem musculoesquelética, somente 5% podem ser incluídas no grupo de compressão de raiz nervosa e menos de 1% no grupo de patologias graves de coluna. A dor lombar mecânica inespecífica aparece mais em pessoas de 20 a 55 anos. Os sintomas são agravados com alguma atividade física e geralmente aliviam em repouso. Outra forma de classificar a dor lombar é de acordo com a duração dos sintomas, sendo dividida em fase aguda com até seis semanas, subaguda, de 6 a 12 semanas, e crônica quando o sintoma ultrapassa 12 semanas.
Hora de se mexer – Vale saber que para diagnosticar a lombalgia, não basta fazer um exame de imagem. Muitas vezes os fatores causadores da dor não aparecem nos resultados, que podem não condizer com os sintomas. Procurar um especialista é o melhor caminho.
E manter-se ativo também é muito importante! Os exercícios, acompanhados por bons profissionais, podem melhorar a mobilidade e estabilização da coluna vertebral, a força muscular, a coordenação motora e o condicionamento aeróbico geral. Se você está preocupado que sua dor possa piorar com movimento (exercício), o fisioterapeuta da Kinex pode ajudá-lo. Ele vai individualizar o tratamento para o seu problema específico, com base em uma análise aprofundada e nas prováveis causas de sua dor lombar.