Você tem aquela dorzinha no joelho, logo abaixo da patela, durante ou após os treinos de corrida? Você pode ter tendinopatia patelar!
Bem como a atletas, principalmente aqueles que participam de esportes envolvidos na desaceleração, como basquete, vôlei, handebol
O fisioterapeuta da Kinex Fisioterapia, Marcelo Rodrigues, explica que o tendão patelar liga o quadríceps e a patela à tíbia. “Ele é de grande importância para a transmissão de forças durante a prática da corrida. Em alguns atletas esse tendão pode sofrer alterações na vascularização e inervação, iniciando um quadro de dor durante a prática esportiva. Essa dor, em casos mais avançados, pode também acontecer após o treino ou nas atividades de vida diária”, conta.
Causas
Assim como a maioria das patologias, a tendinopatia patelar pode ter várias causas. “Geralmente, o início da dor acontece após um aumento no volume ou intensidade do treino, mas ela também pode acontecer pelo uso de calçados inadequados, biomecânica da corrida inadequada, sobrepeso, alterações de mobilidade ou força muscular de tornozelo, joelho, quadril ou até do tronco”, explica o fisioterapeuta da Kinex.
Prevenção
Caso nunca tenha sentido essa dor, é bom ficar atento. Ela é relativamente comum em corredores e pode acontecer na preparação para uma prova, diminuindo o desempenho.
“O treino preventivo é altamente indicado na preparação de uma ou mais provas, juntamente do acompanhamento de sua assessoria de corrida para planejar o treinamento”, diz o fisioterapeuta Marcelo Rodrigues.
“O tratamento bem sucedido consiste em exercícios de sobrecarga do tendão, adequar o volume e intensidade do treino, além de identificar os fatores de risco e tratá-los”, conclui,