Você já deve ter percebido que o voleibol tem chamado mais a atenção dos brasileiros.
O excelente desempenho das equipes nacionais em grandes competições, como nos Jogos Olímpicos e torneios mundiais, é um estímulo a mais para a prática do voleibol de quadra e de areia.
Mas como todo esporte, a prática sem acompanhamento ou excessiva pode gerar lesões.
De acordo com o fisioterapeuta esportivo da Kinex, que também acompanha o time de vôlei do SESI/SP, Guilherme Marques, as articulações dos tornozelos, joelhos, ombros e mãos estão sempre sendo exigidas.
“Podemos separar em lesões traumáticas e atraumáticas. As traumáticas incluem entorses de tornozelo, fraturas e luxações de dedos, por exemplo. Já as atraumáticas são as tendinopatias, principalmente a tendinopatia patelar – devido ao joelho de saltador – ou as tendinopatias de ombro, principalmente do músculo supra-espinhal, um dos mais acometidos”, explica Marques.
Somam-se ainda às lesões atraumáticas, as lombalgias e demais problemas de coluna.
“Geralmente essas lesões estão relacionadas ao gesto esportivo, potência, volume de treino e até mesmo à alimentação, que são fatores de risco”, pontua o fisioterapeuta da Kinex Fisioterapia.
A maior parte das lesões é provocada por treinamentos mal executados e podem gerar uma parada na prática da atividade e, alguns casos, a aposentadoria precoce do atleta.
Como prevenir lesões esportivas
A fisioterapia esportiva atua com o objetivo de recuperar, reabilitar e prevenir as lesões em atletas e praticantes de atividade física.
O acompanhamento visa eliminar a dor, recuperar a estabilidade e a mobilidade da região com lesão, tudo com alongamentos e exercícios para que o paciente retorne às atividades com segurança e saúde.
Segundo Guilherme Marques, a maioria dos atletas amadores apresenta lesões atraumáticas por sobrecarga. “Com o passar do tempo essas microlesões vão se acumulando e gerando dor”, explica.
Por isso o trabalho preventivo, tanto no voleibol, quanto nos demais esportes é essencial.
Um acompanhamento multidisciplinar é um aliado poderoso para sua saúde e para o seu desempenho, em qualquer esporte!
Quer saber mais?
Conheça uma das unidades da Kinex Fisioterapia!