A condromalácia patelar ocorre quando a cartilagem da patela sofre um amolecimento anormal. A patela é o osso que está localizado na região frontal do joelho, antigamente conhecido como rótula. A patela sofre muitas pressões durante a prática esportiva, essa pressão pode gerar desgastes e consequentemente, em graus mais avançados da condromalácia, rupturas e perda de sua integridade estrutural.
Por ser avascular ou seja, não ter aporte sanguíneo, a cartilagem não se regenera, mas é possível tratá-la com atenção de uma equipe multidisciplinar. O tratamento irá atuar nos fatores de risco extrínsecos que envolvem a articulação patelofemoral, sejam eles, falta de mobilidade patelar, insuficiência de ativação muscular ou aumento de tensão das estruturas que estão inseridas na cápsula articular.
O fisioterapeuta irá realizar uma avaliação para saber como estão os movimentos. Após o controle da dor, na tentativa de melhorar a estabilidade e a absorção das cargas que passam pela articulação femoropatelar, é realizado um trabalho específico de fortalecimento e melhora de ativação muscular dos músculos do quadril, joelho e pé.
Seu joelho está doendo? É hora de parar e procurar um fisioterapeuta 😉