Essa técnica é super conhecida e difundida mais entre a comunidade dos atletas (profissionais e amadores), pois é uma forma de prevenir lesões e recuperar a musculatura que foi sobrecarregada.
A fáscia é um tecido que cobre músculos, ossos, órgãos e vísceras, ela está presente no nosso corpo todo, e tem como objetivo fazer com que o deslizamento sobre essas estruturas seja feito sem nenhum tipo de resistência, porém com os estímulos gerados ao longo da nossa rotina, ela pode se tornar um tecido rígido e quase sem mobilidade. Afetando assim nosso desempenho para realizar tanto atividades esportivas, quanto as corriqueiras do dia-a-dia.
As características da técnica são de promover um alongamento no tecido muscular, fazendo com que ocorra uma certa tração na fáscia e fazendo com que ela se remodele, promovendo assim o alívio das dores, aumento da circulação sanguínea no local da aplicação, proporcionando o remodelamento muscular e melhorando assim a qualidade dessa musculatura, que com isso diminui consideravelmente o risco de lesões tanto durante quanto após a prática esportiva.
Os motivos que nos levam a amar essa técnica são diversos, porém quando se fala de alívio de dores, diminuição de lesão e melhor qualidade de mobilidade e alongamento, não tem como não se apaixonar por ela. Sendo assim, quando você pensar no seu preventivo, tratativa ou recovery, opte sempre por incluir a liberação miofascial, seja ela realizada pelo seu fisioterapeuta ou educador físico, use-a sem moderação e sinta os benefícios de ter uma fáscia hidratada e alongada.