E a resposta é não! Engana-se quem acredita que a fisioterapia esportiva e ortopédica é apenas reabilitação. Os protocolos utilizados têm como função restaurar, manter, desenvolver e principalmente, prevenir a capacidade física do paciente/atleta. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas procuram serviços de saúde apenas quando já estão com alguns sintomas ou queixas, ou seja, apenas para reabilitar alguma lesão. E isso pode gerar custos altíssimos com a saúde.
E se mudássemos essa visão? E se começássemos a olhar mais para o lado da prevenção ao invés da reabilitação? Por exemplo, quando falamos em esporte de alto rendimento, futebol, basquete, vôlei, corrida… Sabemos que os atletas são expostos a cargas altíssimas de treinamentos e jogos, dia após dia, e isso certamente pode levar ao surgimento de lesões esportivas e consequentemente o afastamento dos atletas das atividades físicas. E esse afastamento pode causar prejuízos no desempenho da equipe, no futuro do atleta no esporte, o alto custo com os cuidados do atleta, a cobrança por resultados, dentre outros fatores. Gerando um ciclo de estresse e frustrações.
Devido a esse cenário, nos últimos anos, aumentaram muito os estudos sobre prevenção de lesão no esporte e como podemos lidar com elas. Sabemos que é um campo de estudo muito difícil e complexo, mas entendendo alguns fatores podemos minimizar o surgimento dessas lesões e diminuir assim as consequências negativas que isso pode ocasionar na equipe. E como podemos transferir esse pensamento para o nosso dia a dia? Pensando no ritmo de trabalho da maioria das pessoas, passando horas e horas atrás de uma mesa de computador, na mesma posição ou realizando tarefas repetitivas, certamente algum desconforto surgirá.
E por que não intervir antes que alguns sintomas surjam? E esse é o papel da fisioterapia preventiva, realizar uma avaliação e uma análise de pontos que precisam ser trabalhados a fim de evitar o surgimento de dores, queixas e sintomas que possam te incapacitar na realização do seu trabalho, das suas atividades do dia a dia. Voltando para o pensamento do esporte de alto rendimento. As evidências científicas nos mostram que a associação de diversos exercícios físicos pode diminuir em até 30% o surgimento das lesões esportivas. Então por que não utilizamos exercícios orientados para diminuir as queixas e dores do nosso corpo? Porque falta conhecimento e orientação! Procure uma ajuda especializada e comece a se movimentar! Afinal, fomos desenvolvidos para isso, correr e caçar, e não ficar sentado horas e horas, tornando pessoas sedentárias e cada vez mais com problemas de saúde.
Marina Steffani