A fáscia é um tecido fibroso presente na sola dos pés, que nos dá suporte e adaptação ao terreno. Normalmente ela é rígida e maleável ao mesmo tempo, para promover uma ótima absorção de peso e redistribui-lo no momento do passo
“Imagine uma mola na sola do pé, ela absorve e devolve a energia do impacto em forma de propulsão”, explica o fisioterapeuta esportivo da Kinex Fisioterapia, Guilherme Marques. Se você é atleta ou praticante de atividade física deve ficar atento se surgirem dores nas solas dos pés.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que pode causar a Fascite Plantar?
A fascite é uma inflamação ou lesão desse tecido, que pode ser causada por muitos fatores externos e internos do próprio indivíduo. Pés pronados, pé chato, pé com o arco elevado, inclusive a posição e a ação dos músculos que envolvem quadril e joelhos podem ser fatores causadores.
Praticantes de corrida, pessoas com sobrepeso, mulheres que usam salto alto com muita frequência, estão mais propícios a apresentar a Fascite Plantar. Ela também pode ser desencadeada por outros fatores como: sobrecarga na fáscia plantar associada à fraqueza muscular intrínseca do pé, discrepância de membros, uso de calçados inadequados, entre outros.
Pé Plano e Pé Cavo – qual a correlação com a fascite (fasceíte) plantar
Segundo o fisioterapeuta esportivo da Kinex Fisioterapia, René Faria (Crefito-3/ 215484-F), alguns estudos atribuíram as influências ao Pé Plano e ao Pé Cavo, como as alterações do arco longitudinal plantar, que possui importante função de distribuição de carga e dissipação de energia como outra possível causa da fascite plantar.
Um arco elevado (Pé cavo), poderia induzir maior rigidez dos pés, o que resultaria em uma capacidade ineficiente de dissipar as forças de impacto do pé com o solo e, assim, colocar a fáscia plantar em uma posição de maior estresse mecânico.
A pronação excessiva (Pé Plano), poderia levar a maiores cargas nas áreas mediais do calcâneo e maiores tensões na área plantar. Por outro lado, alguns estudos não demonstraram diferenças significativas em relação a esses fatores quando comparados aos grupos controles.
Como tratar a fascite plantar
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tratamento inicial deve ser com o fisioterapeuta, que irá avaliar cada caso e indicar as melhores técnicas.
Quer saber mais e tratar a sua dor?
Clique aqui e entre em contato direto com nossos fisioterapeutas!
Na maioria dos casos, a fisioterapia tem sucesso na recuperação. O tratamento pode incluir também o uso de palmilhas, acupuntura, ondas de choques, uso de órteses de repouso e outros.
FONTE: RIBEIRO, Ana Paula et al . Rearfoot alignment and medial longitudinal arch configurations of runners with symptoms and histories of plantar fasciitis. Clinics, São Paulo, v.66, n.6, p.1027-1033, 2011.